Pouco mais de 975 mil beneficiários do Programa Bolsa Família que estão há mais de dois anos sem atualizar dados no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) terão o benefício bloqueado no mês de novembro. Esse público faz parte da Revisão Cadastral do Bolsa Família.
Esta estratégia já está na segunda fase. Na primeira, em fevereiro deste ano, o Ministério convocou os municípios para atualizar o cadastro de 3,4 milhões de beneficiários. Destes, mais de 2,2 milhões foram atualizados. Para que as famílias não tivessem o benefício bloqueado, o município teve até 31 de outubro para realizar o processo de Revisão Cadastral. A Revisão Cadastral dos beneficiários do Bolsa Família é um instrumento importante para aprimoramento do Programa. Ela estabelece uma rotina de atualização das informações das famílias do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) que recebem o benefício.
Agora, a Revisão Cadastral conta com alterações importantes:
As famílias que ainda estavam com as informações desatualizadas até 31 de outubro, tiveram o benefício bloqueado em novembro/2009;
Estas famílias que tiveram o benefício bloqueado receberão mensagem no extrato de saque para saber o motivo do bloqueio;
As telas de consulta no Sistema de Benefícios ao Cidadão (Sibec) mostrarão que o benefício está bloqueado pelo motivo “encerramento do prazo para Revisão Cadastral” e quando foi a última alteração cadastral;
Só será possível desbloquear o benefício por meio da atualização cadastral.
Desde o início da Revisão Cadastral, um grande número de famílias não pode ter os cadastros atualizados por problemas de rejeição.
Conforme divulgado no Bolsa Família Informa 196, o Ministério verificou quais beneficiários – público-alvo da Revisão Cadastral – foram afetadas por problemas de rejeição de cadastro e, por isso, não bloqueou o benefício dessas famílias. Os municípios receberão orientações específicas sobre o tratamento que será dado aos cadastros rejeitados.
Se o benefício da família está bloqueado pelo motivo “encerramento do prazo para Revisão Cadastral”, ao atualizar os dados no CadÚnico, o benefício será desbloqueado automaticamente em até quatro dias, caso a família ainda atenda aos critérios do Programa.
Esta estratégia já está na segunda fase. Na primeira, em fevereiro deste ano, o Ministério convocou os municípios para atualizar o cadastro de 3,4 milhões de beneficiários. Destes, mais de 2,2 milhões foram atualizados. Para que as famílias não tivessem o benefício bloqueado, o município teve até 31 de outubro para realizar o processo de Revisão Cadastral. A Revisão Cadastral dos beneficiários do Bolsa Família é um instrumento importante para aprimoramento do Programa. Ela estabelece uma rotina de atualização das informações das famílias do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) que recebem o benefício.
Agora, a Revisão Cadastral conta com alterações importantes:
As famílias que ainda estavam com as informações desatualizadas até 31 de outubro, tiveram o benefício bloqueado em novembro/2009;
Estas famílias que tiveram o benefício bloqueado receberão mensagem no extrato de saque para saber o motivo do bloqueio;
As telas de consulta no Sistema de Benefícios ao Cidadão (Sibec) mostrarão que o benefício está bloqueado pelo motivo “encerramento do prazo para Revisão Cadastral” e quando foi a última alteração cadastral;
Só será possível desbloquear o benefício por meio da atualização cadastral.
Desde o início da Revisão Cadastral, um grande número de famílias não pode ter os cadastros atualizados por problemas de rejeição.
Conforme divulgado no Bolsa Família Informa 196, o Ministério verificou quais beneficiários – público-alvo da Revisão Cadastral – foram afetadas por problemas de rejeição de cadastro e, por isso, não bloqueou o benefício dessas famílias. Os municípios receberão orientações específicas sobre o tratamento que será dado aos cadastros rejeitados.
Se o benefício da família está bloqueado pelo motivo “encerramento do prazo para Revisão Cadastral”, ao atualizar os dados no CadÚnico, o benefício será desbloqueado automaticamente em até quatro dias, caso a família ainda atenda aos critérios do Programa.
Lebrando que as famílias que estão há mais de dois anos sem atualização cadastral devem procurar o gestor do Bolsa Família. A partir deste mês os benefícios destas famílias já estão bloqueados.
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