quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Famílias que não fizeram a atualização cadastral nos últimos 2 anos, estão com os benefícios "bloqueados"


Pouco mais de 975 mil beneficiários do Programa Bolsa Família que estão há mais de dois anos sem atualizar dados no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) terão o benefício bloqueado no mês de novembro. Esse público faz parte da Revisão Cadastral do Bolsa Família.
Esta estratégia já está na segunda fase. Na primeira, em fevereiro deste ano, o Ministério convocou os municípios para atualizar o cadastro de 3,4 milhões de beneficiários. Destes, mais de 2,2 milhões foram atualizados. Para que as famílias não tivessem o benefício bloqueado, o município teve até 31 de outubro para realizar o processo de Revisão Cadastral. A Revisão Cadastral dos beneficiários do Bolsa Família é um instrumento importante para aprimoramento do Programa. Ela estabelece uma rotina de atualização das informações das famílias do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) que recebem o benefício.
Agora, a Revisão Cadastral conta com alterações importantes:
As famílias que ainda estavam com as informações desatualizadas até 31 de outubro, tiveram o benefício bloqueado em novembro/2009;
Estas famílias que tiveram o benefício bloqueado receberão mensagem no extrato de saque para saber o motivo do bloqueio;
As telas de consulta no Sistema de Benefícios ao Cidadão (Sibec) mostrarão que o benefício está bloqueado pelo motivo “encerramento do prazo para Revisão Cadastral” e quando foi a última alteração cadastral;
Só será possível desbloquear o benefício por meio da atualização cadastral.
Desde o início da Revisão Cadastral, um grande número de famílias não pode ter os cadastros atualizados por problemas de rejeição.
Conforme divulgado no Bolsa Família Informa 196, o Ministério verificou quais beneficiários – público-alvo da Revisão Cadastral – foram afetadas por problemas de rejeição de cadastro e, por isso, não bloqueou o benefício dessas famílias. Os municípios receberão orientações específicas sobre o tratamento que será dado aos cadastros rejeitados.
Se o benefício da família está bloqueado pelo motivo “encerramento do prazo para Revisão Cadastral”, ao atualizar os dados no CadÚnico, o benefício será desbloqueado automaticamente em até quatro dias, caso a família ainda atenda aos critérios do Programa.
Lebrando que as famílias que estão há mais de dois anos sem atualização cadastral devem procurar o gestor do Bolsa Família. A partir deste mês os benefícios destas famílias já estão bloqueados.

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